Doze Casas

Braga, Portugal (2009-2015)

Programa: Habitação Colectiva

Área: 3 200m2

Cliente: Flexible Loop S.A.

Prémios: Premis FAD16, Premios Enor 2017 (selecção) e Europe 40 under 40 

Arquitectura: João Caldas, Rita Breda, Nuno Vasconcelos e Tiago Araújo

Fotografia: Pedro Nuno Pacheco

Engenharia: TDP Engenharia

 

 

O projecto localiza-se em Gualtar, uma freguesia periférica da cidade de Braga, em processo de transformação de um carácter rural para periurbano, não havendo referências relevantes. O promotor pretendia construir nove casas de dimensões generosas.

A crise imobiliária de 2008 gerou apreensão sobre o sucesso do investimento, levando a que fossemos chamados para pensar uma nova estratégia. Surge desta forma uma proposta que se baseou na transformação das nove casas em doze casas de menor dimensão, logo mais económicas e acessíveis a clientes mais jovens.

Esta alteração implicou decisões radicais - foi necessário enterrar completamente o piso de estacionamento, criando um corredor de circulação automóvel ao nível do piso inferior, sendo este o acesso às garagens individuais. A nascente desenhou-se, então, a rampa de acesso ao piso enterrado e, no extremo oposto, a poente, as escadas e elevador de forma a cumprir toda a legislação, ora criando a saída de emergência ora garantindo o acesso universal.

img4img4
img17img17