Organii Foz
Porto, Portugal (2014)
Programa: Comercial
Área: 25m2
Cliente: Raw Lda.
Arquitectura: João Caldas e Rita Breda
Fotografia: Pedro Nuno Pacheco
O projecto consistia na remodelação de uma pequena loja, com área inferior a 25m2, incluindo um armazém interior e a manutenção do quarto de banho existente. O espaço encontrava-se desocupado há bastante tempo e em elevado estado de degradação. As pré-existências eram escassas: um pavimento de pedra escuro e demasiado danificado, alguns painéis de pedra em paredes que absorviam bastante luz, uma divisória de cor preta que configurava a área interior de armazém e que acentuava a estranheza da caracterização espacial.
O cliente pretendia instalar uma loja de cosmética biológica o que pressupõe a existência de muitos produtos de pequena dimensão e a necessidade de bastante área de armazém para stock.
O desafio era claro: com um orçamento bastante controlado, transformar uma loja pequena e escura num espaço luminoso, agradável e que reforçasse os valores da marca dando destaque aos produtos em venda.
Os obstáculos: uma configuração espacial particular com uma planta em forma de bacalhau, uma área diminuta e de pouca luminosidade apesar da grande dimensão dos vãos, e uma única parede onde se verificava possível introduzir a área de exposição de produtos, contudo muito marcada pela existência de elementos estruturais, redes de infraestuturas e quadro eléctrico.
Optou-se por diminuir drasticamente a área interior de armazém, demolindo a divisão existente e definindo apenas uma pequena área de serviço e acesso ao quarto de banho, o que permitiu ampliar ao máximo a área expositiva tendo de ser integradas no espaço de loja zonas de armazém de forma oculta. A necessidade de ampliação do espaço e sua simplificação fez-nos optar pela utilização de apenas duas cores, cinzento claro e branco, no sentido de maximizar a luminosidade. Transformou-se ainda a parede ao comprimento da loja em painéis, fixos e móveis, que ocultam sempre que possível prateleiras, e uma única área central e contínua de exposição. Optou-se, ainda, por revestir duas pequenas paredes com espelho no sentido de prolongar o efeito visual bem como reflectir o interior da loja e devolver em duplicado ao transeunte no passeio.
Esta intervenção procurou ampliar e simplificar o espaço, destacando pequenos elementos como o móvel antigo e recuperado que funciona como balcão de atendimento, os dois círculos de grande escala no tecto para iluminação e os produtos em venda.
VER OUTROS PROJECTOS
SEGUE-NOS
© Todos os direitos reservados